Ivan Lins - Deixa o Trem Seguir (Forma/Phonogram, 1971)


Em 1971, uma série de circunstâncias deram grande projeção a imagem do músico Ivan Lins. Sua participação no FIC de 1970 com "O Amor É O meu País" e a gravação da sua "Madalena" na voz de Elis Regina lhe creditaram grande visibilidade pública. Em seguida, a TV Globo o convidou para apresentar o programa "Som Livre Exportação". O programa era apresentado ao vivo, tendo várias edições pelo Brasil afora, e Ivan dividiu a apresentação do espetáculo com Elis Regina. Vários de seus colegas do Movimento Artístico Universitário (MAU) como os jovens Luiz Gonzaga Júnior (futuramente conhecido como Gonzaguinha) e César Costa Filho participavam da atração, assim como os grande nomes da Música Nacional como Roberto Carlos, Tim Maia, Wilson Simonal, Milton Nascimento e Caetano Veloso (na época exilado em Londres), dentre outros.

Ainda em 1971, junto a esses conhecimentos, Ivan Lins entrou em estúdio para a gravar o seu segundo LP. Grandes talentos como o Maestro, Arranjador e Guitarrista Arthur Verochai, Zé Rodrix, Jorge Amidem e Sergio Hinds (os dois últimos membros do grupo "O Terço", sendo que Sergio deixou o grupo pra tocar com Ivan)e o Quinteto Villa-Lobos tocaram nas sessões de gravação. Lucinha Lins, sua esposa na época era dos vocais de apoio e percussionista de sua banda. O Ivan da voz rouca por influência do Soul Norte Americano ainda dominava a cena, oque é evidente em faixas como os Sambas Soul "Que Pena que Eu Tenho de Você"e "Me Deixa em Paz" (faixa de maior destaque do disco, regravada por Elis Regina em 72). Mas o disco ousava mais ao mostrar canções de influência do Clube da Esquina de Milton Nascimento como em "Deus É Dono" e "Deixa O trem Seguir". A influência de Tom Jobim também aparece por aqui em faixas como "Longe" e "Onde Batem as Sombras do Teu Olhar". O álbum apresenta outras faixas importantes como "Depois do Fim", que foi gravada pela cantora Claudette Soares como apenas "Depois" creditada no seu LP "De Tanto Amor", gravado e lançado também em 1971.

Infelizmente, "Deixa  O Trem Seguir" não obteve o sucesso esperado. Produzido por Paulinho Tapajós, pelo selo "Forma", o disco chegou a marca de 7 milcópias, número de vendas inferior ao antecessor "Ivan Lins, Agora...". Esse fato, somado a outros acontecimentos desagradáveis fizeram Ivan Lins fazer uma revisão profunda da sua carreira, o que se notaria a partir do seu próximo disco, "Quem Sou Eu?", lançado dessa vez pelo selo Philips. Ronaldo Monteiro de Souza (que aparece na contracapa do LP) ainda é o grande parceiro de Ivan nessa fase da sua carreira, com letras de poesia densa, ás vezes não muito compreendidas de cara, mas que despertam a atenção dos apaixonados por música. A primeira (e única) edição em CD, produzida por Marcelo Fróes em 2002, traz duas faixas bônus:"Bia, Bia, Beatriz", um soul  bem psicodélico com Ivan rasgando a sua voz ao limite (e também tema da personagem de Tônia Carrero, na novela "O Cafona", de 71) e "Você Mulher, Você", gravada junto com o Trio Mocotó e lançadas em compacto simples pelo selo Forma no mesmo ano de 71.

Ficha Técnica:

Álbum: Deixa O Trem Seguir
Artista: Ivan Lins
Produção: Paulinho Tapajós
Selo: Forma
Gravadora: Companhia Brasileira de Discos Phonogram
Ano: 1971

Músicos:

Ivan Lins: Piano, Violão e Voz
Arthur Verochai: Arranjos, Guitarra e Violão
Mário Tavares: Regência de Cordas
Lucinha Lins: Percussão e Voz
Sérgio Hinds: Baixo
Pascoal: Bateria
David: Percussão
Hugo Bellard: órgão

Faixas:

01 Que Pena que Eu Tenho de Você
02 Deus É Dono
03 Deixa O Trem Seguir
04 Depois do Fim
05 Catedral
06 Pra Viver O Que Vivi
07 Me Deixa Em Paz
08 Um Carro Enferrujado
09 Oba
10 Longe
11 Onde Batem as Sombras do Teu Olhar
12  Oratória no Mar Branco

Todas as faixas são composições de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, exceto a faixa 11, composta apenas por Ivan Lins.

Participações especiais:

Jorge Amidem: Voz e Viola na faixa 08
Sidney Mattos: Voz e Viola na faixa 07
Márcio Montarroyos: Trompete na faixa 11
Oberdan Magalhães: Safoxone na faixa 10
Quinteto Villa-Lobos: Cordas na faixa 11
Quarteto de Cordas do Peter: Cordas na faixa 08
Zé Rodrix e Rolando Faria: Arranjos Vocais
Lizzie e Dorinha: Voz

Comentários