Roberto Carlos - Roberto Carlos Canta Para a Juventude (CBS, 1965)


Lançado em abril de 1965, o quarto álbum de carreira do cantor capixaba mostra um Roberto jovem, brincalhão, cheio de entusiasmo e criatividade dentro de suas canções de fácil assimilação. Das doze faixas, quatro são suas composições em parceria com Erasmo Carlos, seu amigo desde que Roberto saiu de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo e foi morar no Rio de Janeiro.

Outras canções são assinadas por Getúlio Cortes, Helena dos Santos (Presenças constantes nos discos de RC nos anos 60), Edson Ribeiro, Rossini Pinto e o multi-facetado José Messias (O saudoso e eterno jurado categórico do programa de Raul Gil), além de uma versão feita por Roberto Rei (outro cantor da época).

Escutando cada faixa, me lembro que, nos idos de 2004, escutava com muita frequência Roberto Carlos, principalmente as suas músicas dos anos 60, e algumas poucas dos anos 70 e 80. Mas a década de 60 era a que mais me atingia, a qual eu tinha mais intimidade, contando que retrata a fase da Jovem Guarda, nesse ano prestes a realizar o seu cinquentenário de existência. Era (e ainda é) gostoso ouvir aquelas músicas leves, algumas bastante divertidas, e (lógico) as pérolas românticas, em sua maioria embaladas pelo Órgão Hammond B-3 tocado por Lafayette e as Guitarras, Baixo e Bateria das bandas The Youngsters e Renato & Seus Blue Caps.

Bom, quanto ao repertório, começamos com os nervos a flor da pele só de ouvir a primeira faixa, "Homem Mau" (versão de Ol' Man Mose), tendo a sessão de arrepios e suspense com "Noite de Terror". Logo essa "Sessão Terror" dá lugar a um clima de Romance, primeiro de louvação em "Como É Bom Saber" e de caso engraçado em "Os Sete Cabeludos", que chega até dar Polícia no meio. É muita história em disco só, concordam? E assim vai prosseguindo o disco, passando por pérolas como "Parei, Olhei", "Os Velhinhos", "Eu Sou Fan do Monoquini", "Não Quero Ver Você Triste", "Aquele Beijo Que Te Dei" (essa em clima de saudosismo), "Brucutu"- uma das mais hilárias do álbum, versão de "Alley Oop", sucesso do conjunto The Hollywood Argyles -, "A Garota do Baile" e finalizando com "Rosita".

"Roberto Carlos Canta Para A Juventude" foi lançado pela CBS, em abril de 1965. Foi produzido por Evandro Ribeiro.

Ficha Técnica:

Artista: Roberto Carlos
Álbum: Roberto Carlos Canta Para a Juventude
Produção: Evandro Ribeiro
Gravadora: CBS
Gênero: Pop
Estilo: Pop-Rock
Ano: 1965

Faixas:

01 O Homem Mau (Ol' Man Mose) (Louis Armstrong; Zilner Randolph; Versão: Roberto Rei)
02 Noite de Terror (Getúlio Cortes)
03 Como é Bom Saber (Helena dos Santos)
04 Os Sete Cabeludos (Roberto Carlos; Erasmo Carlos)
05 Parei, Olhei (Rossini Pinto)
06 Os Velhinhos (José Messias)
07 Eu Sou Fan do Monoquini (Roberto Carlos; Erasmo Carlos)
08 Aquele Beijo que te Dei (Edson Ribeiro)
09 Brucutu (Dallas Frazier; Versão: Rossini Pinto)
10 Não Quero Ver Você Triste (Roberto Carlos; Erasmo Carlos)
11 A Garota do Baile (Roberto Carlos; Erasmo Carlos)
12 Rosita (Francisco Lara; Jovenil Santos)

Curiosidades:

*"Os Sete Cabeludos" traz em sua mixagem mono o efeito sonoro de uma briga de rua com direito a pancadaria. Na edição estéreo do álbum, lançada em 1971, o efeito foi retirado.

*"Não Quero Ver Você Triste" foi composta por Roberto, em parceria com Erasmo, para Magda Fonseca, namorada de RC.

Arthur Torres

Comentários