Elis Regina - Ela (Philips/CBD, 1971)

"Ela" representou uma nova etapa na carreira de Elis Regina. Foi o primeiro disco solo da cantora a atingir a leva de 60 mil cópias - até então, apenas o LP "Dois na Bossa", com Jair Rodrigues, de 1965, ultrapassou 100 mil cópias. Além disso, é um disco que flerta com novas estéticas sonoras, até mais do que "Em Pleno Verão" (Philips, 1970), seu álbum anterior. Antes, Elis estava num esquema mais "acústico", militando na ala de equivocada denominação "MPB". Além disso, ela estreava na Globo o programa "Som Livre Exportação" junto com o seu pupilo Ivan Lins.

É o nono álbum de estúdio de Elis e segundo com Nelson Motta como produtor. Nelson estava encarregado de renovar o repertório e o som de Elis, a aproximando com o universo pop da canção. A primeira experiência se deu com "Em Pleno Verão", que obteve um bom sucesso. "Ela" representa um avanço nesse propósito, e também servia para Elis soltar as amarras do dito "bom gosto" da música brasileira para novas tendências. Ainda mais porque já tinha chegado (e ido embora) a Tropicália de Gil e Caetano.

O propósito de "Ela" deu certo. Pra começar, é o disco que tem "Madalena", seu maior hit radiofônico. O samba de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza dominou as paradas de rádio no início de 1971, ao ser lançada em compacto duplo que precedeu o álbum. "Madalena" seria pra sempre motivo de perseguição para Ivan Lins, seja pro bem ou pro mal. Ivan e Ronaldo também compuseram "Ih, Meu Deus do Céu" (que abre o LP), um frevo frenético de letra um pouco confusa que explicita uma euforia sobrenormal. Em seguida, vem a violenta "Black is Beautiful", de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, onde se revela o desejo de "Um Deus grego do congo ou daqui". No período de maior repressão do regime militar, isso era um toque na ferida fatal. Tanto que Elis, ao apresentar a música no Festival Internacional da Canção de 1971, foi surpreendida ao ser abraçada por Toni Tornado, vencedor do FIC de 70 que se emocionou com a mensagem da música e fez um gesto dos "Panteras Negras". Assim que desceu do palco, Tornado foi algemado e levado ao DOPS, sendo questionado se havia alguma relação com a organização socialista revolucionária fundada em 1966, nos Estados Unidos.

Um caso a parte é a regravação de Elis para "Cinema Olympia", composta por Caetano Veloso e gravada por Gal Costa em 1969. Nelson Motta, com muito custo, convenceu Elis a gravar com o propósito de superar a gravação de Gal que foi ultra rock'n roll. Elis e Gal, por mais que tivessem uma afeição uma a outra, eram movimentadas por uma rivalidade movimentada pela imprensa. Elis gravou a música e, mesmo com um arranjo orquestral imponente, carregado de cordas e metais abundantes em ritmo frenético, não superou a gravação. Depois dessa, vem "Golden Slumbers", de Lennon e McCartney, pega do célebre álbum "Abeey Road", dos Beatles, de 1969.

Também se destaca no repertório de Ela o soul "Mundo Deserto", composição inédita de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que possui uma mensagem meditativa a respeito da mediocridade humana. A própria faixa título do disco é criação de César Costa Filho e Aldir Blanc. Aliás, é preciso ressaltar a genialidade de Aldir, competente em criar letras que contam histórias com início, meio e fim sem jamais perder a coerência e a criatividade. "Ela" pode ser considerada um espelho da própria Elis, com sua dualidade e rotina retratadas de forma escancarada. No mais, composições da denominada "elite" musical completam o projeto como "Aviso aos Navegantes" (Paulo César Pinheiro e Baden Powell) e a standard tupiniquim "Estrada do Sol" (Tom Jobim e Dolores Duran), dentre outras.

Os arranjos são de Chiquinho de Moraes, que acompanhara Elis desde os tempos de "O Fino da Bossa", programa exibido pela TV Record e foi arranjador do álbum "Elis" de 1966. Aqui, Chico faz os seus arranjos convencionais de orquestra mas entra em sintonia com um som mais "elétrico", com direito a guitarras e teclados, coisa que anos anteriores seria impensável.

"Ela" foi lançado em abril de 1971.

Curiosidades:

1 - O compacto duplo que antecedeu o álbum foi lançado em dezembro de 1970 e tinha as músicas "Madalena" e "Falei e Disse", junto com "Vou Deitar e Rolar" e "Fechado pra Balanço", estas duas últimas do álbum "Em Pleno Verão", de 1970. Rapidamente, o compacto se tornou o mais vendido na época, graças ao sucesso de "Madalena"

2 - Elis Regina e Nelson Motta se envolveram em um caso extraconjugal. O casamento de Elis com Ronaldo Bôscoli ia descendo ladeira a baixo e Nelson traiu sua esposa, de quem Elis foi madrinha de casamento. Foi um caso passageiro que terminou em um fora de Elis a Nelson dado por telefone, de maneira fria.

3 - "Ela" teve uma boa vendagem, mas ficou na 15ª posição dos mais vendidos durante seis semanas.

4 - "Madalena" também fez parte do Lp da trilha sonora da novela "A Próxima Atração", exibida pela TV Globo em 1970. O Lp saiu sob o selo Polydor, na época em que a Companhia Brasileira de Discos era responsável pela produção das trilhas, através da pessoa de Nelson Motta.

5 - A banda de Elis nas gravações tinha Toninho Horta (Guitarra),  Nelson Angelo (guitarra), Novelli (baixo), Sérgio Carvalho (teclados), Hermes Contesini (percussão) e Wilson das Neves (bateria). Elis fez a turnê de divulgação de "Ela" por várias cidades do Brasil com o grupo. Após os músicos reclamarem do cachê, por mais que ganhassem, Elis encerrou o último show da temporada, ocorrido num clube na cidade Vinhedo, em São Paulo demitindo todos eles, de tão irritada que estava com a situação.

Faixas:

01 Ih! meu Deus do Céu (Ronaldo Monteiro; Ivan Lins)
02 Black is Beautiful (Marcos Valle; Paulo Sérgio Valle)
03 Cinema Olympia (Caetano Veloso)
04 Golden Slumbers (John Lennon; Paul McCartney)
05 Falei e Disse (Baden Powell; Paulo César Pinheiro)
06 Aviso aos Navegantes (Baden Powell; Paulo César Pinheiro)
07 Mundo Deserto (Erasmo Carlos; Roberto Carlos)
08 Ela (César Costa Filho; Aldir Blanc)
09 Madalena(Ivan Lins;Ronaldo Monteiro de Souza)
10 Os Argonautas (Caetano Veloso)
11 Estrada do Sol (Dolores Duran; Tom Jobim)

Ficha técnica:

Direção de produção: Nelson Motta
Direção de estúdio: Roberto Menescal
Arranjos: Chiquinho de Moraes
Técnico de gravação: Marco Mazzola
Estúdio: C.B.D.
Capa: Aldo Luiz

Músicos:

Toninho Horta - Guitarra
Nelson Angelo - Guitarra
Novelli - Baixo
Sérgio Carvalho - Teclados
Hermes Contesini - Percussão
Wilson das Neves - Bateria
Sergio Barroso - Baixo em 4 faixas, dentre elas "Madalena" As três seguintes, não se sabe até o momento.

Arthur Torres


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