Frank Sinatra - Songs For Young Lovers (Capitol, 1954)


“Songs for Young Lovers” marca a estréia em LP de Frank Sinatra pela Capitol Records. Lançado em 1954, o álbum não foi um fenômeno de vendas, mas trouxe interpretações distintas de clássicos da música norte-americana e foi o primeiro LP – ainda em 10 polegadas – da parceria de Frank com o maestro e arranjador Nelson Riddle.

Além disso, o formato Long-Play, inaugurado em 1948 e no formato inicial de 10 polegadas, ainda era uma criança dando os primeiros passos. A capa do álbum anuncia um Frank, além de representar também sua realidade bastante conhecida: Solitário, de aparência frágil mas com um olhar de sabedoria e inteligência, junto a um chapéu estilo fedora. Essa seria a marca de Sinatra para todo o restante de sua carreira.

Frank assinou com a Capitol em março de 1953. O “olhos azuis” foi dispensado da Columbia Records após um período de baixa nas vendagens de seus discos, além de uma inimizade acirrada nos bastidores com o produtor Mitch Miller. Pra variar, seu casamento com a atriz Ava Gardner, iniciado de forma conturbada, estava indo pro ralo. A ideia de trazer Sinatra para o único selo (na época) com sede em Los Angeles partiu de Allan Livingston, vice-presidente da companhia. Alan foi um visionário da música e do show business, justiça se faça. Foi ele o criador do Palhaço Bozo em 1946, produzindo LPs e livros do mesmo, atingindo em alta o público infantil. Livingston foi extremamente importante para a Capitol por muitos anos e para esse momento decisivo na carreira de Frank. Ele o contratou num momento em que Frank era considerado coisa do passado e que quase ninguém mais acreditava nele.

E foi Allan que sugeriu para Frank o nome de Nelson Riddle para os arranjos de suas gravações. Nelson, na época era um arranjador novato, de pouca visibilidade mas tinha conseguido dois sucessos com Nat King ColeMonalisa (de 1950, cujo crédito foi apenas para o bandleader Les Baxter, que regeu a sessão) e Unforgettable (de 1951, já com Riddle creditado). Além disso, ele começara sua trajetória musical como trombonista terciário, na orquestra de Tommy Dorsey em 1944, dois anos após Frank deixar a mesma. Ainda no final da década de 40, começou a fazer arranjos musicais, cujas fontes de inspiração eram as peças clássicas de Ravel e Puccini, dentre outros. Era um homem ultra sério, introvertido mas extremamente afável.

Vale lembrar que as primeiras sessões de Frank na Capitol foram com Axel Stordahl, companheiro dos seus tempos na banda de Tommy Dorsey e na Columbia. Sinatra bateu o pé a respeito de Riddle no início, argumentando que jamais ouvira no nome dele antes, assim que Livingston o recomendou. Também tinha uma certa lealdade com o seu velho arranjador, até que este aceitou o convite de trabalhar no programa do cantor Eddie Fisher, causando uma enorme raiva em Sinatra e finalizando uma amizade de anos. Assim, a estréia de Sinatra e Riddle começou em 1953, na gravação de I’ve Got the World on a String, de Irving Berlin, lançada em 78 rpm pela Capitol no mesmo ano, colocando o cantor de volta ás paradas de sucesso. De uma forma estratégica, Alan prometera a Frank que Billy May, arranjador já consagrado na época, faria os arranjos para ele e, sabendo que Billy não estava em Los Angeles na ocasião, colocou Nelson no Pódio da regência, instruindo o Produtor Voyle Gilmore a produção diante do caso.

As gravações do primeiro álbum de Frank Sinatra para o novo selo ocorreu em 5 de novembro de 1953. Como Frank ainda estava ligado aos seus colegas da Columbia, noventa e nove porcento dos arranjos foram escritos por George Siravo. Injustamente, George não foi creditado nos seus arranjos, atitude da qual Riddle era contra. Nessas faixas, Nelson foi apenas o condutor, função da qual não era muito afeito. Escritos para as apresentações noturnas de Sinatra em clubes como o Clube 500 e o Sands, os arranjos de Siravo são jazzísticos e suingantes, apesar de bem comportados justamente para dar espaço ao “The Voice” pra cantar. O equilíbrio sonoro das gravações deve-se muito á regência de Riddle (que era especialista em organizar os músicos como peças de tabuleiro) e a Voyle Gilmore, que produzia os trabalhos de Frank desde a estréia na Capitol e que era também um excelente técnico de som. Ao todo, doze músicos formaram a orquestra das duas sessões.

As músicas gravadas na primeira sessão, estúdio C da KHJ estúdios – que fora utilizada pela Capitol desde sua inaugração, em 1942 até 1956 – foram A Foggy DayThey Can’t Take That Away from MeMy Funny Valentine e Violets for Your Furs. A primeira delas foi cantada com a introdução completa, coisa que Frank deixou de fazer a partir de 1961, quando a regravou no álbum Ring-a-Ding-Ding!, seu LP de estréia pela Reprise, sua própria criação.

No segundo dia, 6 de novembro, foi a vez de gravar Like Someone in LoveI Get a Kick Out of YouLittle Girl Blue e The Girl Next DoorI Get a Kick…seria um dos hinos de Frank anos afora. Originalmente, um trecho polêmico da composição de Cole Porter fazia citação explícita a cocaína (Some they may go for cocaine…), que Sinatra gravou sem alterar nessa versão; futuramente, a cocaína seria substituída por “Perfumes da Espanha”, citação muito menos chocante. Like Someone In Love foi a única faixa arranjada por Nelson, bem ao estilo Ravel e Debussy, com flautas rodopiantes e cordas trêmulas.

Analisando bem, os arranjos de Siravo e o de Riddle são praticamente idênticos, com o mesmo clima, a mesma estrutura. Ambos se apoiam em Ravel e Debussy, compositores que facilitaram – mesmo que inconscientemente – o diálogo da música com a popular e influenciaram uma constelação infinita de músicos. E Sinatra, claro, mostra toda a técnica e habilidade natural de sua voz, na época já modificada por excessos extravagantes como a bebida e o fumo excessivo, mas com uma maturidade e potência admiráveis, longe de se colocar defeito. Só Frank sabia como ninguém hipnotizar e convencer (se quisesse) aos ouvintes que vivia o que cantava.

Agora, ao contrário do que se pode imaginar, Songs for Young Lovers não é um disco conceitual, como os futuros discos de Frank pela Capitol. É um disco cujo título era bastante atrativo em termos comerciais e visava a então música Pop vigente, que se concentrava nas músicas de produções da Broadway e nos filmes da época, muitos deles em preto e branco. Resumindo: um álbum comum, convencional. Mas, mesmo assim, o álbum é considerado hoje nesse estilo. Songs for Young Lovers foi lançado em 4 de janeiro de 1954, obtendo um sucesso considerável. O álbum transmitiu bem a seguinte mensagem: Frank Sinatra estava voltando, aos poucos, a conseguir o sucesso de outrora, o que se confirmaria ao ganhar o Oscar em sua atuação no filme “From Here to Eternity“, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

– Ficha Técnica:

Artista: Frank Sinatra
Álbum: Songs for Young Lovers
Produção: Voyle Gilmore
Gravadora: Capitol
Código: H-488
Gênero: Pop Clássico
Estilo: Vocal
Ano: 1954


– Faixas:
01 My Funny Valentine (Richard Rodgers; Lorenz Hart)
02 The Girl Next Door (Ralph Blane; Hugh Martin)
03 A Foggy Day (George Gershwin; Ira Gershwin)
04 Like Someone in Love (Jimmy Van Heusen; Johnny Burke)
05 I Get a Kick Out of You (Cole Porter)
06 Little Girl Blue (Richard Rodgers; Lorenz Hart)
07 They Can’t Take That Away from Me (George Gershwin; Ira Gershwin)
08 Violets for Your Furs” (Tom Adair; Matt Dennis)
– Músicos:
*Cordas:
Violinos: Felix Slatkin, Paul Shure
Viola: Paul Robyn
Violoncello: Eleanor Slatkin
*Sopros e Madeira:
Harpa: Kathryn Julye
Saxofone e Flauta: Skeets Herfurt, Mahlon Clark
*Base rítmica:
Piano: Bill Miller
Guitarra: Al Hendrickson, Allan Reuss
Baixo: Joe Comfort
Bateria: Alvin Stoller
– Curiosidades:
* Songs for Young Lovers foi relançado no formato de LP 12 polegadas, em 1962.Quatro faixas foram acrescentadas: Someone to Watch Over MeMy One and Only LoveIt Worries Me e I Can Read Between The Lines, gravadas por Frank com Nelson Riddle no decorrer de 1954. Além disso, as faixas tiveram a ordem original modificada.
*O álbum também fora relançado diversas vezes, tanto no formato LP como CD, compilado com o sucessor deste, Swing Easy!, também de 1954.
Como um bônus para os leitores, vem a seguir uma Playlist com todas as faixas do álbum, cuja gravação foi realizada em mixagem Mono, tendo em vista que o formato estereofônico só viria a ser comercializado no final de 1956.

https://www.youtube.com/watch?list=PL7sP9mg38_pe2SsrhzZOP8j2KwFsRdMqZ&v=UUfA55h_r8o

Arthur Torres

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